top of page
  • Agência ONEUP

Séries e filmes para quem gosta de publicidade.

Atualizado: 20 de nov. de 2019

Se nas agências a criatividade é pré-requisito, o combustível para que as boas ideias floresçam são as referências que absorvemos de diversos lugares. Isso vai desde uma viagem até uma música, passando por, principalmente, boas histórias.

Selecionamos 8 ótimas histórias para inspirar e provocar você (7 delas estão disponíveis no Netflix). Venha conferir!.



1. Mad Men


Encabeçando a lista, Mad Men é uma das séries mais premiadas dos últimos anos que retrata uma agência de publicidade nova-iorquina nos anos 60.


Don Draper é o personagem central — o diretor de criação gênio-galã cheio de mistério que no fundo guarda algumas inseguranças.  

A agência  — que muda de nome diversas vezes durante a série pelas fusões que sofre com outras agências e troca de sócios — era quem atendia diversas marcas internacionais importantes em uma época na qual o meio publicitário era sinônimo de glamour.  

O enredo contextualiza momentos históricos, como o assassinato de Kennedy, o discurso de Martin Luther King, a Beatlemania e a chegada do homem à Lua, mostrando como esses acontecimentos impactavam a vida dos personagens.

A segunda fase da série traz uma estética mais moderna, passando pela revolução hippie e pela ascensão das mulheres no mercado de trabalho, com as últimas temporadas focando em personagens femininas como Peggy Olson, Betty Drapper e Joan Holloway.


2. Fome de Poder


O filme conta a história do McDonalds desde os seus primórdios até como o conhecemos hoje. A lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, no sul da Califórnia, que funcionava com um modelo inovador e fordiano de produção em série, despertou o interesse do vendedor e galanteador Ray Croch.

Croch adquire uma participação no negócio dos irmãos, propõe a expansão do negócio para o modelo de franquias e pouco a pouco os tira da jogada.


3. Girl Boss


A série, inspirada na autobiografia da empreendedora Sophia Amoruso, conta a história de uma jovem politicamente incorreta que se recusa a crescer e começa seu negócio vendendo roupas vintage pelo eBay. Mais tarde, ela funda o seu próprio ecommerce, o NastyGal, que se tornou uma marca milionária.

Por não retratar exatamente a história da personagem, o seriado acabou recebendo algumas críticas. Mas o próprio Netflix traz no início da série que aquela é uma “releitura livre de eventos verdadeiros. Muito livre”.


4. Joy


Também baseado em fatos reais, o filme conta a história da americana Joy Mangano, uma vendedora de passagens aéreas que resolveu dar uma chance para as suas ideias e inventou um acessório de limpeza totalmente inovador no final dos anos 80.

O filme também mostra as barreiras enfrentadas por uma mulher no mercado de trabalho, que depois de muitos nãos, e muitas decepções teve persistência e se tornou milionária.


5. Abstract – The art of Design


A série documental do Netflix mostra como funciona o processo criativo de designer que trabalham em diferentes frentes.

Algumas feras são o ilustrador Christopher Niemann (frequente nome em capas de revistas), Paula Scher (que criou marcas como CNN, ShakeShack e Citybank), Ralph Gilles (designer de automóveis e líder global da Fiat Chrysler), Tinker Hatfield (designer de tênis em empresas como Nike) etc.

A série faz um paralelo entre trabalho e vida, mostrando como um aspecto influencia o outro.


6. House of Cards


Jogos políticos são o tema de House of Cards, que é uma das mais bem-sucedidas dos últimos tempos. Francis Underwood, um ardiloso político traído pelo presidente que ajudou a eleger, traça um plano para chegar a presidência dos Estados Unidos apoiado pela esposa Claire Underwood.

Na trama, passa a buscar importantes aliados seja por meio de chantagens ou de interesses em comum.


7. Her


Na história, o escritor Theodore se apaixona pela voz da assistente pessoal do seu computador. O filme explora a relação do homem com a tecnologia (inteligência artificial), e questiona os seus limites.


8. Black Mirror


Black Mirror é daquelas séries que você assiste e pensa: “que louco, isso nunca vai acontecer”. Depois se dá conta que por mais absurdas que as coisas sejam, é possível que aconteçam.

A série vai do bizarro ao genial em segundos, causando uma confusão mental a cada episódio. Trata principalmente de questões contemporâneas e das consequências imprevisíveis, relacionando conflitos à soluções pouco éticas ligadas a tecnologia.


E aí, curtiu nossa lista? Já assistiu a alguns deles ou tem uma dica pra aumentar nossa lista? Manda aqui nos comentários!


bottom of page